Começo com o que eu considero o precursor dessa nova safra de adaptações de super-heróis para o cinema: X-Men, O Filme, lançado nos EUA em 14 de julho de 2000.
Bem, a primeira vez que li X-Men, foi uma aventura ainda da saga da Fênix, quando os X-Men, separados do Fera e da própria Fênix, fogem da base de Magneto localizada embaixo de um vulcão na Antártida, e vão parar na Terra Selvagem. Tudo isso no Almanaque do Hulk 8 da extinta RGE em 1982. Por aí, já dá pra ver que eu tenho uma certa intimidade com a história dos X-Men...
![]() |
Vampira ataca Miss Marvel |
A primeira aparição da Vampira no filme também é maravilhosa, transportada perfeitamente da HQ para a telona, quando ela põe o namorado em coma no seu primeiro beijo. Essa é a verdadeira mutação da Vampira. Nos acostumamos a vê-la voando, super forte e invulnerável nos desenhos animados, mas todos esses super poderes foram ‘roubados’ da Miss Marvel numa missão da Irmandade de Mutantes, liderada pela Mística, onde numa tentativa de nocautear Miss Marvel, Vampira acaba ‘grudada’ a ela, e absorve demais seus poderes e sua força vital, colocando Miss Marvel em coma no hospital por um bom tempo.
Bom, eu particularmente tenho um problema muito grande com a caracterização dos personagens das HQs para o cinema. Acredito que, se os autores e desenhistas pensaram e executaram os personagens de uma maneira tal, suas características físicas deveriam ser respeitadas no cinema também. Jean Grey, a Fênix, por exemplo, tem 2 características físicas marcantes nos quadrinhos: ela é linda e ruiva. Framke Janssen, que interpreta Jean no filme, não é nem exatamente estonteante, e muito menos é ruiva! Eu me pergunto: ‘Porque diabos os diretores/produtores, ou seja lá quem for, não contratam atrizes/atores ruivos para interpretar personagens ruivos?!?’
![]() |
Wolverine by John Byrne |
Aí, caímos na caracterização do Wolverine, personagem principal (e galã) do filme, e mutante mais famoso do mundo.
Wolverine é um animal habitante da tundra, extremo norte do Canadá, conhecido no Brasil pelos nomes de carcaju ou glutão, uma espécie de texugo norte-americano, mamífero carnívoro da família dos mustelídeos. Um animalzinho pequeno, selvagem e solitário, peludo, com garras afiadas, e muito, muito feroz, que caça animais muito maiores que ele próprio, e ataca suas presas com uma fúria incontrolável.
Quando criou o Wolverine, em 1974, Len Wein (com a ajuda do desenhista Herb Trimpe) trouxe todas as características do animal para o personagem. O verdadeiro Wolverine é igualzinho ao carcaju: baixinho (1,65 m), peludão e hiper feroz! É considerado o personagem mais violento do Universo Marvel. Mas não nos filmes...
Tenho notado, no decorrer dos anos, que nos quadrinhos, o físico e o fator de cura de Wolverine têm sido exagerados, enquanto sua personalidade vem sendo suavizada. No filme, ele foi transformado num galã! Alto, sem pelos por todos os lados, amigo e gente boa. Mas pelo menos as garras ficaram muito legais na tela, apesar de não saltarem do dorso das mãos como nas HQs, e ele ainda fuma um charuto atrás do outro, pelo menos no primeiro filme.
Vampira e Wolverine não se conheceram num bar em Alberta, como mostrado no filme e muito menos ela se torna a protegida de Logan. Na realidade, ela foge de casa após o incidente com o namorado, e acaba ‘adotada’ pela Mística, e passa a fazer parte da Irmandade de Mutantes, conseqüentemente inimiga dos X-Men. Wolverine odeia Vampira por ser muito amigo de Carol Danvers, a Miss Marvel, em coma como citei há pouco, e repudia a entrada dela na Escola Para Jovens Super Dotados do Professor Xavier, quando ela deixa a Irmandade e vai pedir abrigo aos X-Men. Somente com o tempo, com a melhora de Carol (e sua transformação na heroína Binária) e com Vampira arriscando sua própria vida para salvar a noiva de Logan, Mariko Yashida, ele e os demais a aceitam como uma X-Man.
Os verdadeiros Dentes-de-Sabre e Groxo dos quadrinhos, não têm quase nada a ver com os apresentados no filme. O Dentes-de-Sabre é um vilão sarcástico e sádico, ele fala e satiriza suas vítimas, sente prazer em matar. Não ruge nem demonstra ter a mentalidade de um pau-mandado de Magneto como no filme, e, é claro, que sua relação com Wolverine também é bem diferente da retratada no cinema, eles já se conhecem de longa data, já serviram e mataram muita gente juntos no serviço secreto. O Groxo não tem pele verde e nem usa sua língua como faria um sapo, eles só o caracterizaram parecendo um ‘batráquio’, porque ‘Toad’, o nome original do personagem em inglês, significa algo como ‘sapo’. Nos quadrinhos ele é ridículo e praticamente inofensivo.
Tempestade deveria ser mais velha. Halle Berry é muito nova para o papel, talvez Angela Bassett seria muito mais condizente com a personagem, até porque, a Tempestade já foi considerada e adorada como uma deusa na África, e no filme ela parece uma bobinha, falta a maturidade que tem a personagem Ororo Munroe nos quadrinhos. Isso tudo, sem mencionar seus grandes olhos azuis que a distinguiriam de todas as outras negras do planeta, e o sotaque do mediterrâneo que ela deveria ter, porque apesar de Tempestade ser americana de nascimento (ela nasceu no Bronx em NY), ela passou toda infância e adolescência nas ruas do Cairo, e o sotaque britânico demonstrado pela Srta. Berry no filme é muito leve.
![]() |
X-Men Originais: Homem de Gelo, Ciclope, Anjo, Fera e Garota Marvel (1963) |
Enquanto o Professor X mostra a mansão ao Wolverine, em certo momento ele diz: “Ciclope, Tempestade e Jean foram alguns dos meus primeiros alunos.” Bem, sem querer desmentir o bom Professor... mas as coisas não são bem assim...
![]() |
Novos X-Men: Tempestade, Wolverine, Colossus, Ciclope, Banshee, Pássaro Trovejante, Solaris e Noturno (1975) |
Em 1975, o escritor Chris Claremont e o desenhista Dave Cockrum reformulam os X-Men, e o Professor X recruta uma nova equipe, conhecida então por Novos X-Men: Cicople e Garota Marvel (americanos), Tempestade (americana, mas vivendo na África), Wolverine (canadense), Colossus (russo), Noturno (alemão), Banshee (irlandês), Solaris (japonês) e Pássaro Trovejante (índio nativo americano). Kitty Pryde, a Lince Negra, a garota que aparece no filme atravessando a porta da classe de aula, se junta ao time alguns anos depois, e a personagem Vampira, só será criada na próxima década, nos anos 80. Os Novos X-Men salvam os Originais de Krakoa, e seguem como a nova equipe. Infelizmente, já na sua segunda missão, contra o Conde Nefária, o Pássaro Trovejante morre em combate.
![]() |
Henry Gyrich |
Ainda no filme, o senador está sempre acompanhado de um agente, que mais tarde descobrimos ser na verdade a Mística, e que segundo Magneto, está morto já há algum tempo. Na verdadeira estória, esse agente é Henry Gyrich, responsável do governo dos E.U.A. para assuntos envolvendo super-humanos. Ele trabalha muito tempo no pé dos Vingadores, e se envolve com os X-Men na saga ‘Tolerância Zero’. É nesse período, que na tentativa de capturar a Vampira por ter invadido uma instalação da S.H.I.E.L.D., Gyrich acerta Tempestade com um tiro, o que a deixa sem poderes, pelo menos temporariamente. Nos quadrinhos ele também continua vivo.
![]() |
Mística se transmorfa em Noturno na saga 'Dias de um Futuro Esquecido' |
É claro que nem preciso falar sobre o enredo da trama do filme. Claro que nem preciso dizer que eu nunca li uma estória dos X-Men, na qual Magneto inventasse uma ‘máquina de fazer mutantes’... Nos quadrinhos, pelo menos que eu saiba, essa estória nunca existiu.